“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Queridos irmãos e irmãs, a paz de Cristo!

No último dia 21 de fevereiro, como penso que todos já saibam, fui nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Esta notícia me surpreendeu, como creio que surpreendeu também a todos vocês. Ainda estou sob o impacto deste novo chamado que recebi do Senhor por meio da Igreja.

Embora indigno, o Senhor me pediu para assumir esta nova missão, e eu respondi sim “com temor e com tremor”, confiante na graça de Deus que vem em nosso socorro. Tenho plena consciência de minhas limitações e sei que a missão será exigente, por isso, aproveito esta ocasião para pedir a todos que rezem por mim para que eu possa corresponder ao coração de Jesus, Bom Pastor.

Vim para a Basílica de Nossa Senhora da Penha em setembro de 2017, como vigário paroquial de Monsenhor Calazans, e fui nomeado pároco em 31 de dezembro daquele mesmo ano. Eu vinha de outras experiências pastorais nas paróquias por onde passei: Santo Antônio de Engenheiro Trindade, São José do Jardim Brasília e Nossa Senhora do Rosário em São Miguel. E cada paróquia, cada comunidade, tem suas características e carismas próprios e, nelas, eu pude aprender bastante com todos os irmãos e irmãs com quem convivi no exercício da missão. Não foi diferente aqui na Penha, pois ela também tem seu carisma próprio de Santuário.

Todas as pessoas com as quais pude ter contato, com as quais pude trabalhar na missão, e às quais pude servir no ministério diaconal e presbiteral, me ajudaram no processo de amadurecimento como pessoa e como presbítero. Quero agradecer de coração! E contar com suas orações sempre.

Não poderia deixar de dizer também uma palavra de agradecimento aos meus irmãos padres, diáconos e religiosos. Ao longo deste tempo convivi neste presbitério de São Miguel Paulista e sempre me senti em casa entre meus irmãos presbíteros e diáconos. Também pude sentir a proximidade de muitos religiosos e religiosas daqui e de outros lugares em meu caminho. Sou grato a todos, especialmente aos meus queridos irmãos padres, e peço que também se lembrem de interceder por mim.

D. Fernando Legal (in memoriam) e Dom Manuel também foram muito importantes nesta caminhada – Deus os abençoe e recompense. A Dom Algacir agradeço a confiança durante este breve tempo que aqui passamos juntos na Diocese e também pelo apoio quando da nomeação.

Obrigado à Comunidade Paroquial da Penha: na Basílica, na Comunidade N. Sra. de Fátima, na Comunidade N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos e no Santuário Eucarístico, pela acolhida, paciência, colaboração na missão e apoio espiritual e humano. Deus os abençoe sempre!

Aos irmãos e irmãs que também estiveram junto a nós da Comunidade Eucaristós, Missão Belém, Casa de Belém, Irmãs da Comunidade Voz dos Pobres, muito obrigado. Coloquem-me em suas orações.

São tantos irmãos e irmãs que, ao longo destes pouco mais de seis anos na Basílica, pude ter contato, proximidade e amizade que poderia esquecer alguém, portanto, deixo aqui meu agradecimento a todos, especialmente ao Mons. Calazans, que aqui me acolheu, e aos padres vigários que por aqui passaram: Pe. Diego, Pe. Tiago, Pe. Ronaldo Fernandes, e também ao atual vigário, Pe. Robson. Meu muito obrigado pela preciosa colaboração e amizade fraterna. Não poderia esquecer o Pe. Ataíde, Pe. Edmilson Dias e, atualmente, Pe. Wesley, do Santuário Eucarístico de Nossa Senhora da Penha.

Estou indo em abril para a Arquidiocese de São Paulo, pedindo ao Espírito Santo que me guie e me ajude a corresponder bem ao que a missão exigir e, desde já, meu muito obrigado pela acolhida amiga e fraterna de Sua Eminência, Cardeal Dom Odilo, bem como dos meus irmãos Bispos Auxiliares, os quais, desde o início, me fizeram sentir apoiado e mais tranquilo, e também aos padres, muitos dos quais pude encontrar na reunião do Clero Arquidiocesano que aconteceu em 22/02, no Colégio Santo Antônio do Tatuapé.

Estamos fazendo nossa caminhada quaresmal de conversão e convido a todos desta querida Comunidade Paroquial da Basílica, e também aos irmãos que nos leem, a participarmos de corpo e alma deste tempo santo, acolhendo com novo empenho e interesse a Palavra de Deus, vivendo com novo entusiasmo a pertença a Cristo e à Igreja e deixando-nos modelar pelo Espírito Santo para celebrar de coração renovado a Páscoa da Ressurreição. Que o Senhor ressuscitado nos traga sua paz, para nós e para o mundo. Que a vida vença sempre a morte, a graça vença sempre o pecado e a luz vença sempre as trevas.

Deus os abençoe e guarde sempre, e a Virgem da Penha os cubra com seu manto de amor e proteção. 

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda à Sexta-feira: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Sábado: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 16h00
A secretaria está fechada aos domingos e feriados

ENDEREÇO

Rua Santo Afonso, 199
Penha de França - SP
Telefone: (11) 2295-4462